Com a cozinha americana você pode integrar os ambientes, mas também pode dividi-los com alguns detalhes (balcão, porta de correr). O interessante

O poder do móvel sob medida

Em algumas situações é praticamente impossível conseguir a melhor solução sem recorrer aos móveis sob-medida.  A maioria das vezes a

Como Lustrar Móveis de MDF

Muita gente deve ter algum móvel de MDF em casa e não sabe. Por isso, vamos esclarecer primeiramente o que

A diferença entre o arquiteto, o design de interiores e o decorador

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí publicou em seu site um artigo bastante interessante sobre a questão, acompanhe:

Limpeza de móveis em MDF

Já falamos, aqui em nosso site, sobre o MDF – que é um dos principais materiais (mas não o único) utilizados pela Excelência Móveis e Decoração.

No blog “Faça Você Mesmo” da Móveis Bürohaus aqui mesmo de Curitiba tem uma matéria bastante interessante sobre Limpeza e Conservação de móveis em MDF escrito por Thamires G. Pedroso que reproduzimos abaixo:

“A sigla MDF aparece com frequência quando procuramos móveis para casa ou escritório, independente se ele é sob medida ou já pronto. Esse tipo de madeira vem sendo muito utilizada por fabricantes de mobília e também é uma das prediletas de profissionais de decoração, pois muitos profissionais afirmam que esse tipo de material é bem aberto a diversas decorações. Entretanto, muitas pessoas compram móveis em MDF e não sabem ao certo qual é o tipo de material que estão adquirindo. Veja aqui algumas curiosidades sobre essa madeira e algumas formas de conservação.

Afinal, o que é MDF?

A sigla MDF em português significa Fibra de Densidade Média, conhecida como uma madeira ecologicamente correta, ela apresenta grande resistência e estabilidade, gerando a possibilidade de vários acabamentos em móveis, artesanatos, rodapés, molduras, balaústres, divisórias, forros e outros materiais que exigem a utilização da madeira como matéria prima. Esse tipo de madeira se destaca, pois oferece a possibilidade de ser lixada, pintada, colada, entalhada, entre outras coisas.  Outra vantagem do MDF é que ele já sai da fábrica com uma espécie de impermeabilização, pois sua constituição forma uma barreira que é verdadeiramente efetiva contra o ataque de insetos.

MDFMDF

Como cuidar do MDF?

Luz do Sol

Evite a exposição do sol em seu móvel em MDF, a luz pode causar determinadas alterações em sua peça como diferenciação da cor ou alteração na textura. Então não se esqueça de manter seus móveis sob medida longes desse tipo de exposição. Substâncias com tintas, mesmo que sejam de canetas também devem ser evitadas, pois podem causar danos irreparáveis a sua peça.

Produtos de limpeza

Esse tipo de madeira é bastante frágil, então muito cuidado na hora de comprar os produtos de limpeza! Verifique no rótulo se o mesmo é compatível a madeiras MDF, caso contrário, não compre. É importante ressaltar que o contato direto com água no móvel deve ser evitado, segundo a ABIPA (Associação Brasileira de Indústrias de Painéis de Madeira) a limpeza deve ser feita com panos macios, limpos e secos, livres de qualquer tipo de impureza, ou panos embebidos em água e sabão e torcidos, objetos cortantes como esponjas de aço ou produtos que apresentam materiais abrasivos devem ficar fora de questão. Para retirar possíveis manchas na madeira limpe-a com um pano úmido e álcool em partes iguais.

Objetos sob os móveis de MDF

Muito cuidado ao colocar objetos sobre sua peça de MDF, porque isso pode deixar marcas eternas no móvel.  Tente não colocar peso excessivo sobre eles, ou até mesmo usa-los como apoio para alcançar objetos que estão em lugares altos, pois isso pode causar irregularidades na madeira ou até mesmo quebrar.

Como pudemos ver, a madeira MDF é totalmente funcional, entretanto, deve ser tratada com muito carinho, pois apresenta uma fragilidade diferenciada das demais madeiras – mas essa cuidado é justificável, pois trata-se de um material de alta qualidade e durabilidade.”

Acrescentamos ainda à esta excelente matéria a possibilidade de utilização de lustra móveis, mas somente à base de silicone incolor, pois além de limpar, fornece uma camada protetora e não mancha.

Tags: |

Nenhum comentário foi publicado até o momento

Deixe seu comentário

Você precisa fazer login para comentar este post.